Arte Urbana
Keith Haring, uma personalidade extremamente talentosa, sua obra era inerentemente comunicativa. Ele contava uma história com simplicidade e modéstia, usando um imaginário reduzido e símbolos claros. Na verdade, ele criou a sua própria linguagem visual: Um vernáculo poético é uma versão moderna dos hieróglifos.
Para Haring, a arte urbana não era apenas uma oportunidade de expor seus trabalhos no mundo "real", mas também dizia respeito à comunicação com a sociedade como um todo e compreendia uma mensagem de libertação e de paixão pela vida.
CRACK IS WACH! (Crak é uma droga) está ao longo da autoestrada FDR, em Nova York. Haring pintou o mural original ao lado de uma quadra de handebol abandonada para exprimir seu asco quanto a preguiça do governo em reagir à crescente epidemia de droga na cidade.
Haring foi condenado mas não preso, por "transgressão", e o mural ilegal apagado. Mas diante do clamar da comunidade local, as autoridades da cidade deram a Haring permissão para refazer o trabalho, o que ele fez, mas dessa vez o artista pintou os dois lados da parede. Hoje o departamento de parques preserva o lugar, que se tornou um dos destinos popular entre os aficionados pela obra de keith Haring.
RAÍZES DO SUBTERRÂNEO
O trabalho de Haring dentro do sistema de transporte público de Nova York é um dos elementos fundamentais de sua obra. Ao contrário de seus colegas da cena grafiteira clássica, ele não trabalhava nos trens, e sim nos espaços publicitários vazios das estações do metrô. Tinha um enorme respeito pelos grafiteiros da cidade e estudava os trens repletos de imagens ansioso por fazer parte da arte urbana, mas sem querer reproduzir o estilo artistico dos grafiteiros. Seus desenhos feitos com giz entre 1980 e 1985 funcionavam com perfeição nos paineis vazios dentro das estações. com suas superfíceis lisas, semelhantes á dos quadros-negros escolares. As estações nao apenas atuaram como um espaço para que Haring fizesse experiências com novos conceitos, mas também afetaram sua produção posterior. Como tinha que trabalhar com rapidez nesse cenário ilegal, Haring era obrigado a expressar uma narrativa usando técnicas simplificadas, sem grandes recursos.
(Fonte: TUDO SOBRE A ARTE, de Stephen Farthing pg 555 - Arte Urbana
Keith Haring faleceu em 16 de fevereiro de 1990, Nova Iorque, Nova York, EUA com apenas 32 anos de idade.
Rua André Veloni 476, Pq Bandeirantes, Ribeirão Preto/SP
(16) 36272428
2020, o ano em que o mundo diminuiu o seu ritmo, invadido por um inimigo invisível. Mudanças, perdas, adaptações, desaceleração, reconstrução, ou construção para nova vida pós pandemia. Nesse cenário a arte não poderia parar, e não parou, muitas oportunidade surgiram, e todos pu... Saiba +
Cadastre seu e-mail e receba novidades!
© 2020 ARTEXPO MAGAZINE . Todos os direitos reservados . by Fábio Lopes